Compliance

Saiba como funciona a área de Compliance da Elite Investimentos através dos tópicos: Legislação, Risco, Suitability e Políticas Internas.

Risco

As operações em mercados financeiros, necessariamente, embutem algum tipo de risco. Tal risco está intimamente ligado à operação realizada pelo cliente, o mercado escolhido, o grau de alavancagem etc.

A gestão dos riscos agregados às operações dos clientes Elite é considerada essencial para nossa equipe. Por gestão de risco entendemos um conjunto de práticas e procedimentos que buscam permitir a realização de investimentos condizentes com os perfis de risco dos clientes, sem excessos potencialmente danosos.

A Elite conta com área própria para a gestão de risco que monitora, principalmente: grau de alavancagem dos clientes; operações realizadas pelos clientes; compatibilidade entre a exposição global da corretora e seu capital próprio; e possíveis cenários de stress onde eventual alavancagem pode materializar o risco. Caso seja detectado que algum cliente oferece risco demasiado à instituição, a equipe da Elite atua prontamente solicitando maior margem para as operações ou, eventualmente, orientando o cliente a diminuir sua exposição.

Política de Estrutura de Gerenciamento de Capital, junho de 2017 (PDF)

Politica de Gerenciamento de Risco de Mercado e Liquidez, 2015 (PDF)

Politica de Gerenciamento de Risco de Credito, 2015 (PDF)

Suitability

A definição do Perfil do investidor atende ao disposto na Instrução CVM Nº 539/13 tendo como fontes de informação para definição do perfil: a Ficha Cadastral completa, a Pesquisa de Perfil (ou entrevista de perfil de investimentos) e o Histórico de operações dos Clientes na Elite.

Na ficha cadastral são declarados dados dentre os quais idade, formação acadêmica e ocupação (experiência profissional do cliente). No Kit cadastral também há declaração de situação financeira patrimonial (discriminando ativos que a compõe) e fontes de renda do cliente.

Estes dados, além de serem subsídio para identificação da capacidade financeira e da adequação desta com o perfil do cliente, definem o valor do limite operacional do cliente, valor financeiro dos ativos com cortes de acordo com a liquidez de cada ativo.

No cadastramento na ELITE há o preenchimento da API- Análise do Perfil do Investidor, que corresponde a um questionário que pontuará objetivos de investimento, expectativa de retorno, tolerância a risco, conhecimento e experiência do cliente, e onde poderemos ter uma prévia avaliação do Perfil de Investidor.

Os clientes que não preencherem o API poderão apresentar as informações necessárias à definição do Perfil em entrevista com a equipe comercial, onde devem ficar explícitos objetivos de investimento, expectativa de retorno, tolerância a risco, conhecimento e experiência do cliente.

Quando o cliente não apresentar o mínimo de informações obrigatórias (Instrução CVM Nº 539/13) será qualificado com Perfil Ausente e não receberá oferta de produtos nem atendimento específico até que forneça as informações necessárias para determinação de seu Perfil de Investidor, podendo, no entanto, operar por sua conta e ordem todos os produtos desde que declare ciência da ausência de perfil.

Pesquisa de Perfil PJ, de 2017 (PDF)

Pesquisa de Perfil PF, de 2017 (PDF)

Instrução CVM 539, de 2013 (PDF)

Manual de Suitability, de 2017 (PDF)

Políticas Internas

Alem dos riscos de mercado, existem ainda riscos inerentes às operações da Elite. Tais riscos são mitigados pela criteriosa análise de todos os instrumentos contratuais, processos, sistemas e profissionais que compõe a Elite. Para a mitigação de tais riscos a Elite conta com área própria de Controles Internos/Compliance e com serviço de consultoria externa. Tal estrutura busca garantir a isenção e lisura que um diligente processo de controle interno demanda.

A área de Compliance da Elite busca continuamente o aprimoramento das suas atividades através do mapeamento de seus processos e estudo de fluxos mais eficientes.

É também atribuição da área de Compliance garantir que a atuação de todas as área da Elite estejam sempre em consonância com os mais elevados padrões éticos, de prevenção à lavagem de dinheiro e com a legislação vigente.

Manual de Sistemas de Controle Internos, julho de 2017 (PDF)
O Manual de Controles Internos – MCI, é o documento estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional que reúne as políticas e os procedimentos institucionais da Corretora, serve como base e orienta a maneira como a Elite Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários conduz suas atividades.

Regras e Parâmetros de Atuação

Política de Responsabilidade Ambiental

DIRETORA DE CONTROLES INTERNOS/COMPLIANCE (RESPONSÁVEL PELA ICVM nº 505/11)
Flavia Rosa Jesus da Silva
E-mail: flaviarosa@eliteccvm.com.br
Telefone: (21) 2142-2100

Pessoas Vinculadas

Ou envie seus dados que entraremos em contato