LCI e LCA: Veja como é fácil investir!

por Pedro Parente de Mello
Analista de Produtos

LCI e LCA são as siglas para Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio, que nada mais são do que investimentos de renda fixa isentos de Imposto de renda, pois fomentam o empréstimo para o setor imobiliário e agropecuário. Para quem investe, não existe tanta diferença entre optar por uma LCI ou LCA, é preferível que o investidor opte pelo título mais rentável.

As letras de crédito imobiliário/do agronegócio são títulos emitidos por instituições financeiras e lastreadas por empréstimos imobiliários/agropecuários. A rentabilidade dos títulos podem ser pré ou pós-fixada, ou seja, o investidor sabe no momento do investimento quanto irá receber no final da aplicação ou então terá um retorno percentual que dependerá da taxa de juros interbancária.

Quando o título é do tipo pós, o investidor recebe um percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) acordado com a instituição financeira que emitiu o título. Geralmente, o percentual do CDI oferecido para os investidores é maior quando os prazos de investimentos são mais longos e também quando o valor aplicado é maior.

As LCI e LCA apresentam algumas vantagens semelhantes que o CDB (Certificado de Depósito Bancário) como a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o limite de R$ 250 mil por instituição financeira, caso a mesma quebre e não consiga honrar com o pagamento do investimento. Porém, elas apresentam uma outra vantagem que o CDB não possui que é o fato dessas aplicações serem isentas de imposto de renda, para pessoa física, garantindo uma rentabilidade líquida maior em alguns prazos.

Para saber quando uma LCI ou LCA é mais rentável que um CDB, é preciso realizar a conta abaixo:

((((1+Taxa CDI)^(DU/252) )-1)X % Remuneração do título)X(1-% IR se aplicável)

Essa conta mostrará uma estimativa líquida da remuneração de cada título. Após isso, você pode decidir em qual dos produtos aplicar.

Em média, as LCI e LCA são mais rentáveis que um CDB num prazo de até 1 ano. Após isso, devido a diminuição da alíquota do imposto de renda, as CDBs costumam apresentam uma remuneração maior que as Letras de Crédito.

Para investir nesses títulos entre em contato com a nossa mesa de operações e fale com um de nossos assessores para saber mais informações sobre os títulos e as taxas, bem como elas se adequam as suas intenções e com a sua carteira de investimentos.

Mais Lidas